ARIE Cerrado Pé-de-Gigante
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
3
Espécies com foto:
1
Espécies com som:
3
Total de registros:
4
Total de fotos:
1
Total de sons:
3

primeiros registros fotográficos

gralha-do-campo
Richard Stubing

primeiros registros sonoros

gralha-do-campo
Richard Stubing
carrapateiro
Richard Stubing
caneleiro-de-chapéu-preto
Richard Stubing
Áreas de Observação

ARIE Cerrado Pé-de-Gigante

A Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Cerrado Pé de Gigante localiza-se no município paulista de Santa Rita do Passa Quatro , possui 1.199,04 hectares de área e tem como principal objetivo “manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza”.

ARIES são unidades de conservação que possuem “características naturais extraordinárias ou que abriguem exemplares raros da biota regional, preferencialmente declarada – pela União, estados e municípios – quando tiver extensão inferior a 5.000 ha. Para a proteção das ARIEs, que têm por finalidade a manutenção dos ecossistemas naturais de importância regional ou local, deve ser regulado o seu uso admissível e/ou proibidas quaisquer atividades que possam pôr em risco a conservação dos ecossistemas, a proteção especial das espécies endêmicas ou raras ou a harmonia da paisagem. Quando estiver localizada em perímetros de APAs, integrará a zona de vida silvestre (ZVS)

A Área de Relevante Interesse Ecológico é uma área com pouca ou nenhuma ocupação humana, é constituída por terras públicas ou privadas. As ARIEs representam um importante instrumento para a conservação dos ecossistemas e a utilização sustentada dos recursos naturais. Do ponto de vista fundiário, não requerem o domínio público, o que facilita, a sua criação. A categoria parece bastante interessante no âmbito da política de desenvolvimento sustentado, desde que estabelecido os critérios técnico-científicos para a exploração de seus produtos naturais, através de Plano de Manejo“.

Para saber mais sobre a flora da UC, recomenda-se a leitura do texto “Análise da Vegetação da ARIE Cerrado Pé de Gigante”, de Marco Antonio Batalha, no link indicada do campo “Referências”.

O ICMBio é o órgão gestor desta U.C.

História

A ARIE Pé de Gigante foi criada pelo Decreto Federal nº 99.275, de 06 de junho de 1.990.

Infra-estrutura

Não possui centro de visitantes e portaria.

Não há restaurantes, lanchonetes, pousadas, camping e quiosques.

Contudo, “A Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro é um município voltado ao turismo, com diversas pousadas, hotéis, camping, e restaurantes, próximos a Unidade (em postos localizados na Rodovia Anhanguera) e na cidade”.

Turismo em Santa Rita do Passa Quatro

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências

Ministério do Meio Ambiente - Cadastro Nacional de Unidades de Conservação - http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=30

Análise da Vegetação da ARIE Cerrado Pé de Gigante (Santa Rita do Passa Quatro SP), de Marco Antonio Batalha. - http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41134/tde-01082001-083840/publico/Batalha.pdf